Ciências Biológicas

* Valor acima válido somente para o primeiro período de cada curso, referente ao primeiro semestre de 2020. Promoção não cumulativa com outras ofertas válida até 29/02/2020. Os preços promocionais não se aplicam a quaisquer tipos de financiamento, inclusive FIES. Desconto não cumulativo com outras promoções.

Se você é curioso, investigador e entusiasmado, se gosta de contato com a natureza ou se interessa por pesquisas laboratoriais, a Biologia é o seu caminho para uma carreira promissora. Quem escolhe o curso de Ciências Biológicas, também conhecido como Biologia, estuda todas as formas de vida e suas interações com o meio ambiente, desde micro-organismos a macro-organismos, fauna (aqui se inclui o ser humano) e flora. O Biólogo é o profissional responsável pelas preservações das espécies.

Na atualidade, a importância das ciências biológicas é crescente, isto devido a uma maior preocupação com o uso sustentáveis dos recursos naturais e frente às mudanças provocadas pelo desenvolvimento de novas tecnologias na biologia, cujas aplicações estão relacionadas também a várias outras áreas.

O curso de Ciências Biológicas da UniSãoJosé – Licenciatura Plena e Bacharelado – visa à formação de profissionais capacitados para atuarem no ensino, pesquisa e extensão, com sólida fundamentação teórico e prática. O curso tem formação generalista nos semestres iniciais, abordando as principais áreas da biologia tais como: ecologia, zoologia, botânica, microbiologia, genética, evolução dentre outras. Nos semestres finais, há ênfase em meio ambiente e desenvolvimento sustentável, um dos setores que mais cresce no mundo. Prepare-se para estas oportunidades, com diversas atividades práticas em modernos laboratórios desde os semestres iniciais, atividades práticas em saída de campo, visitas técnicas monitoradas, projetos de extensão, programas de iniciação científica e convênio com renomadas instituições de ensino e pesquisa.

O Curso de Ciências Biológicas da UniSãoJosé, possui uma história de desafios e conquistas baseada na qualidade do ensino, demonstrado pelo reconhecimento de seus egressos no mercado de trabalho, pelas aprovações nas provas de acesso a programas de Mestrado e Doutorado de instituições nacionais e por resultados em avaliações institucionais e avaliações externas oficiais. O cursou obteve Conceito 4 no ENADE, por três vezes, em 2011, 2014 e 2017. 

Motivos Pelos Quais Você Deve Escolher Ciências Biológicas da UniSãoJosé

Se você ainda tem dúvidas sobre a profissão de Biólogo ou Licenciado em Ciências Biológicas, o campo de atuação, o cenário atual de mercado de trabalho? Agende em nossa central de matricula, uma orientação profissional com a coordenadora do curso profa. Dra. Gisele Luziane de Almeida que irá sanar todas as suas dúvidas sobre a profissão de Biólogo ou Licenciado. A orientação profissional consiste no processo para as tomadas de decisões, que abrange desde estudos sobre mercado de trabalho e oportunidades de emprego, até uma orientação individual sobre interesses de carreira na área da Biologia.

O curso de Ciências Biológicas da UniSãoJosé existe há 19 anos e é reconhecido pelo MEC. O curso foi autorizado a funcionar pela Portaria Ministerial nº 206/01 de 08 de fevereiro de 2001 e reconhecido pela Portaria Ministerial nº 313 de 24 de abril de 2008. Seu reconhecimento foi renovado Portaria nº 917, de 27 de dezembro de 2018.

O corpo docente do curso de Ciências Biológicas da UnisãoJosé é formado por 100% de professores mestres e doutores, com comprovada experiência acadêmica e profissional, pois, vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência. Como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, os professores estão dispostos a ensinar você a desenvolver competências e habilidades para o exercício da sua profissão como Biólogo ou Licenciado em Ciências Biológicas. O controle de qualidade do curso é garantido pelo Núcleo de Docente Estruturantes do Curso (NDE) e pelo colegiado do curso que definem o desenvolvimento e a implementação das metodologias de ensino e aprendizagem que incorporam as mudanças provocadas pelas novas necessidades sócio-ambientais, pelo acúmulo do conhecimento científico e pelas inovações nos métodos de pesquisa e ensino.

Matriz Curricular atualizada, em consonância com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), que se caracteriza pela interdisciplinaridade e totalmente articulada com o ensino, a pesquisa e a extensão. O curso oferta duas titulações: licenciatura e bacharelado. A titulação em Licenciatura em Ciências Biológicas apresenta uma matriz curricular de 3.992 horas distribuídas ao longo de 4 anos, já a titulação em Bacharelado conta com uma matriz curricular de 3.592 horas.

O curso de Ciências Biológicas da UniSãoJosé é projetado de acordo com as demandas e avanços do mercado de trabalho, bem como com as regulamentações do Conselho Federal de Biologia, para que os estudantes ao concluírem o curso tenham a possibilidade de se registrar no respectivo conselho.

No curso de Ciências Biológicas, as atividades de ensino são desenvolvidas em salas de aula multimídia e laboratórios específicos, que garantem ao estudante contato com equipamentos, tecnologia e a experiência prática. Aliada às práticas, são oferecidas também aulas de campo e visitas técnicas monitoradas, que contribuem para a observação, descrição e interpretação de fenômenos naturais e, também, para a análise crítica dos conteúdos aprendidos em sala de aula. As atividades desenvolvidas no curso incorporam as mudanças provocadas pelas inovações no processo de ensino e aprendizagem, utilizando metodologias ativas contemporâneas e inovadoras baseadas em aulas teóricas e práticas, laboratoriais, estudo e debates de pesquisas científicas, oficinas, seminários e técnicas estudo colaborativo em que o estudante é o foco do processo de ensino e aprendizagem.

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação consiste em uma pesquisa científica orientada por um professor, relatada sob a forma de um Artigo, em qualquer ramo no âmbito dos temas abrangidos pelo currículo pleno. Através do desenvolvimento do TCC, o estudante tem a oportunidade de demonstrar suas competências e habilidades, bem como a capacidade de interpretação e crítica da sua profissão. A produção científica é sempre estimulada e um incentivo aos estudantes é a publicação dos melhores trabalhos na revista eletrônica multidisciplinar da instituição intitulada: “Ciência Atual”.

No curso de Ciências Biológicas, o Estágio Supervisionado Curricular é obrigatório, tanto para a Licenciatura quanto para o Bacharelado e de acordo com as DCNs. Para atender a esta demanda, além das pesquisas realizadas pelos próprios professores da UniSãoJosé, o estudante conta com diversos convênios estabelecidos com grandes centros de pesquisa, outras instituições de ensino superior, órgãos públicos e instituições privadas tais como: Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), instituições de educação particulares, Fiocruz, Jardim Botânico, UFRRJ, Museu Nacional, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dentre outras.

Durante a realização do Estágio Supervisionado Curricular, o estudante terá contato direto com situações reais, e mais do que uma experiência prática vivida, será uma oportunidade para reflexão sobre os saberes trabalhados durante o curso de graduação. Na instituição, além das orientações fornecidas na disciplina Estágio Supervisionado e encaminhamento às instituições parceiras ou conveniadas, os estudantes contam com o apoio do PIT (Programa de Integração ao Trabalho), responsável por viabilizar a integração dos estudantes ao Mercado de Trabalho.

A cada semestre é disponibilizado gratuitamente a todos os estudantes ingressantes o Programa de Desenvolvimento da Aprendizagem (P.D.A.) que tem por objetivo fornecer ao estudante conteúdos e atividades que possam aprimorar a sua capacidade reflexiva, tornando-o apto a produzir conhecimentos acadêmicos, tanto de modo crítico como instrumental. . O PDA torna-se relevante na medida em que busca garantir atividades que possam suprir as lacunas conceituais e ao mesmo tempo apresentar novos conteúdos e estratégias de estudo.

São programas que conferem bolsas com duração quatro meses para os estudantes selecionados, por meio de uma prova ou projeto, após inscrição e de acordo com edital disponibilizado no site da UniSãoJosé. Após publicação dos resultados os selecionados recebem bolsas de até 50% sob a forma de desconto no valor das suas mensalidades. O estudante poderá participar de novas seleções do programa desde que cumpra o regulamento do programa. Durante o desenvolvimento destes programas, os estudantes e professores desenvolvem pesquisas que atendam demandas da comunidade científica e da sociedade, promovendo o aumento do conhecimento, o avanço da ciência, estabelecendo novos métodos, práticas e promovendo a melhora do ensino, do meio ambiente e aproximando a comunidade da universidade.

O curso foi aprovado para o Programa de Residência Pedagógica e vem desenvolvendo ações que se integram a Política Nacional de Formação de Professores que tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica em parceria com a CAPES, fundação do Ministério da Educação (MEC).

A UnisãoJosé está localizada no coração do bairro de Realengo, próximo à Estação de trem de Realengo, e de frente a Avenida Santa Cruz a principal via que corta todos os bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro, o que facilita a locomoção do estudante. Nossas salas de aulas são climatizadas e equipadas com materiais audiovisuais multimídias favorecendo assim, um ambiente agradável para o aprendizado. Os estudantes têm acesso a uma Biblioteca com acervo atualizado e em número suficiente à consulta na foram impressa e aos principais periódicos científicos das áreas através da Biblioteca Virtual. Tanto a biblioteca como seus corredores de acesso são providos de internet WIFI grátis. Também estão disponíveis aos estudantes, 4 laboratórios de informática. O curso dispõe ainda de modernos e equipados laboratórios para realização de atividades práticas desde os primeiros semestres, tais como: Laboratório de Zoologia e Parasitologia; Laboratório de Botânica e Geologia e Paleontologia; Laboratório de Microbiologia e Histologia; Laboratório de Bioquímica e Biofísica; Laboratório de Anatomia e Laboratório de Física. Além da estrutura do campus da UnisãoJosé, os estudantes de Ciências Biológicas participam de aulas de campo e visitas técnicas monitoradas, que contribuem para a observação, descrição e interpretação de fenômenos naturais e, também, para a análise crítica dos conteúdos aprendidos em sala de aula.

O mercado de trabalho para o Biólogo é amplo e promissor, em permanente transformação e contínuo crescimento. O Biólogo é capacitado a elaborar e executar estudos, projetos e pesquisa científica básica e aplicada nas diferentes áreas do conhecimento biológico. Pode também orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a organizações públicas ou privadas e, ainda, trabalhar junto à comunidade, nos termos de educação ambiental, bem como, optando pela Licenciatura poderá lecionar o Ensino de Ciências (no ensino fundamental) e Biologia (no ensino médio).

O curso de Ciências Biológicas da UniSãoJosé oferece uma sólida formação teórica e atividades práticas desde os semestres iniciais, além do incentivo à pesquisa e extensão, bem como a participação em eventos para divulgação e popularização da ciência, em ações sociais, Mostra de Ciências e Biologia, dentre outros.

A UniSãoJosé dispõe de um Programa de Integração ao Trabalho (PIT) que também é responsável por viabilizar a integração dos estudantes de Ciências Biológicas ao Mercado de Trabalho através da divulgação das vagas de emprego e estágio disponibilizadas por nossos parceiros.

A UniSãoJosé dispõe de um Programa de Integração ao Trabalho (PIT) que atua na colocação dos alunos do curso de administração nas vagas de estágio e emprego disponibilizadas pelos nossos parceiros assim como, na divulgação das vagas para os alunos. Ajudando assim, os alunos, se integrarem o mercado de trabalho.

Uma pesquisa nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com a Fundação Instituição de Administração (FIA) sobre o perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho do administrador revelou o perfil do administrador como jovens homens e mulheres, com renda mensal entre 3,1 a 10 salários mínimos, empregados de empresas de grande porte do setor privado.

A pesquisa ouviu mais de 21.110 pessoas em todo o país entre administradores, professores e coordenadores do curso de Administração e empresários. A maioria (65%) era formada por homens. Mas a pesquisa revelou que a participação feminina é crescente na profissão (35%). O setor privado ainda é o que mais emprega nessa área (58%). A maioria dos entrevistados (46%) afirmou que trabalhava em empresa de grande porte e 21,84% ocupavam cargos de gerência. A maioria (85%) estava concentrada nas seguintes áreas: Serviços em geral, Indústria, Comércio varejista, Consultoria empresarial, Instituições financeiras, Serviços hospitalares e da saúde.

Um levantamento mais recente, realizado em dezembro de 2017, da equipe de iniciação científica revelou que 78,62% dos egressos do Curso de Administração da UniSãoJosé foram promovidos a cargo de gestão em empresas de grande porte no Rio de Janeiro e 21,38% em empresas de médio e pequeno portes. 67,42% dos egressos é composto de público feminino, contra 33,58% pelo público masculino, 64% ganha entre 4 à 12 salários mínimos e o restante (36%) ainda entre 2,5 a 4 salários mínimos e trabalham em empresas familiares ou são empreendedores de micro e pequenas empresas.


PROFA. DRA. GISELE LUZIANE DE ALMEIDA

Pós-doutorado em Ciências Biológicas pela UFRJ (2006)   |   Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (2003)   |   Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1999)   |   Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1995)

Currículo Lattes >http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796182U1

coord_bio@saojose.br

 

 

 

 

 

 

 

 

O mercado de trabalho para o Biólogo é amplo e promissor, em permanente transformação e contínuo crescimento. O biólogo é capacitado a elaborar e executar estudos, projetos e pesquisa científica básica e aplicada nas diferentes áreas do conhecimento biológico. Pode também orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a organizações públicas ou privadas e, ainda, trabalhar junto à comunidade, nos termos de educação ambiental, bem como, optando pela Licenciatura poderá lecionar o Ensino de Ciências (no ensino fundamental) e Biologia (no ensino médio).


ou

FALE CONOSCO

Inscreva-se