Se preferir, preencha o formulário abaixo. O setor responsável entrará em contato

 

X
O campo "Matrícula" deverá ser preenchido com pontos e traços.
X

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA VISÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Curso de Especialização em Educação Especial na Visão da Educação Inclusiva tem como objetivo geral, propiciar o desenvolvimento de intervenções pedagógicas significativas para atender às necessidades educacionais de alunos com diversidade funcional, atuando conscientemente na perspectiva da inclusão educacional e no plano social.

Tem como objetivos específicos:

• Instrumentalizar profissionais para o exercício de seu papel como agentes da inclusão socioeducacional de todos os alunos, considerando o desenvolvimento e implantação de projetos de educação inclusiva no espaço escolar e na comunidade;

• Analisar e desenvolver propostas pedagógicas que atendam os alunos com diversidades funcionais, com vistas a apropriação do conhecimento a partir de adaptações curriculares e avaliações em processo;

• Construir o processo de inclusão do aluno com diversidade funcional, a partir de uma visão sistêmica que englobe escola-família-comunidade.

 

 

O profissional especializado na área da Educação Especial na visão da educação inclusiva, tendo em vista a política de educação especial e suas repercussões na garantia do acesso à educação e aos demais espaços e recursos sociais, encontra, atualmente, um amplo espaços de atuação profissional.

O especialista poderá atuar diretamente no ensino de alunos com diversidades funcionais visuais, auditivas, intelectual e motora nas classes comuns, nas classes especiais, nas salas de recursos, nas classes hospitalares, nos programas de educação profissional e nas instituições e serviços especializados.

Também poderá atuar junto a equipes multiprofissionais colaborando no planejamento de ações pedagógicas específicas, no diagnóstico, no encaminhamento educacional, na formação profissional e na orientação familiar.

Adicionalmente, tem espaço de atuação junto aos sistemas de ensino, especialmente o municipal, na orientação e na formação de equipes profissionais visando à elaboração de políticas para a área da Educação Especial e a implementação da educação inclusiva em creches e escolas de educação infantil e ensino fundamental.

O profissional especializado na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva poderá atuar também nas empresas no planejamento das condições para o acesso e a permanência das pessoas com deficiência intelectual aos diferentes áreas da empresa.

 



 

 

inclusiva

 

Psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e áreas afins.

 

 

PROF. DRA. RITA DE CÁSSIA BORGES DE MAGALHÃES AMARAL

• Mestrado em Sociologia pela UFRJ (1997)

• Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ (2007)

coord_ped@saojose.br  |  (21) 3107-8618  |  (21) 99997-9348