Se preferir, preencha o formulário abaixo. O setor responsável entrará em contato

 

X
O campo "Matrícula" deverá ser preenchido com pontos e traços.
X

Nossa história

A história da Faculdade São José está visceralmente atrelada à história de seu fundador Prof. Antônio José Zaib, emérito educador que iniciou sua labuta na área do ensino em meados da década de 40. Após obter o reconhecimento como professor, no início de sua carreira, decidiu fundar, em 1955, o Colégio Dom Oton Motta, à Av. Felipe Cardoso no. 329, em Santa Cruz, onde tivera como um de seus líderes um de seus irmãos e contara com o apoio de eméritos educadores, como o Prof. Lafayette Belfort Garcia, Prof. Francisco Gama Lima e o Bispo Dom Oton Motta, tendo sido pioneiro do ensino médio privado do bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro, transformando-se em referência de qualidade de ensino na região.

A segunda instituição de ensino, Colégio Rio da Prata, tornou-se também, sob sua direção, um grande educandário no bairro de Bangu, Rio de Janeiro, não apenas por suas instalações mas, também, pela qualidade e eficiência do ensino ministrado por primoroso quadro docente.

Já naquele tempo, o Prof. Antônio José Zaib lançara a idéia de fundar, naquela Região Administrativa, a Faculdade São José, que atenderia ampla área geográfica suburbana carioca, idéia que não chegou a se concretizar na época, porque o mesmo tivera que dedicar-se, exclusivamente, ao Colégio Realengo, por si fundado em 1970.

Prosseguindo no mesmo ideal de educador, decidiu o Prof. Antônio José Zaib lutar pela fundação, da hoje já consolidada, Faculdade São José. Essa iniciativa impulsionada pela tese vencedora do Congresso de Saúde realizado em Gramado/RS, nos idos de 1970, que vaticinava como causa mor do caos existente na área de saúde e previdência social, a inexistência do profissional “Administrador Hospitalar”, sempre utilizado nos países do primeiro mundo.

Apaixonado pelo trabalho pioneiro de lançar no mercado de trabalho, inexplorado, o profissional de administração hospitalar e servir a nação, no sentido de melhorar os serviços da saúde, buscou apoio entre os amigos conhecedores do assunto e da necessidade de se concretizar tal obra. Com tal afã, foi fundada em 10 de outubro de 1974 a Sociedade de Educação e Assistência Realengo – SEARA , associação civil sem fins lucrativos, com sede à Rua Marechal Soares Andréa n o 90, Realengo, e com foro na cidade do Rio de Janeiro. A partir disto, obteve autorização do CFE para funcionamento do Curso de Administração Hospitalar, e, posteriormente, o reconhecimento do curso, mantendo-se até hoje, pioneiro e único, nesta habilitação em nível de graduação, no Estado do Rio de Janeiro.

A instituição, tem zelado em colocar no mercado de trabalho profissionais competentes e responsáveis, imediatamente absorvidos pelos setores público e privado. Os serviços prestados pelos profissionais tem trazido prosperidade nos locais de sua atuação levando o município do Rio de Janeiro a oferecer estágios remunerados semestrais, aos alunos da instituição além de solicitar estagiários sem remuneração.

Em 1989, o trabalho da instituição obteve reconhecimento público, na forma de uma “MOÇÃO” concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ratificando o seu importante trabalho social.

Em 2001, a Sociedade de Educação e Assistência Realengo, mantenedora da Faculdade São José, foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública Municipal pela lei n o 3.293/01.

Também em 2001, o trabalho do professor Antônio José Zaib em prol da educação foi coroado com a sua indicação pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, referendada pelo Exmo Sr. Governador Anthony Garotinho, ao Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, onde atualmente exerce o cargo de Conselheiro.

Faculdades São José, instituição que funciona desde 1980, mantém nove cursos de graduação, em plena expansão de suas atividades. A capacidade de investimento, a seriedade e o interesse da instituição pode ser verificado nos resultados das avaliações de seus cursos, bem como nas ações concretas para o desenvolvimento regional sustentável.

Estes são os motivos que, no nosso entender, credenciam as Faculdades São José a continuar, com denodo e altivez, em sua missão institucional, contribuindo para a evolução e o desenvolvimento da comunidade em que está inserida, através dos seus cursos.

Veja também