Turismo

* Valor acima válido somente para o primeiro período de cada curso, referente ao primeiro semestre de 2020 e para pagamento à vista. Promoção não cumulativa com outras ofertas válida até 31/01/2020. Os preços promocionais não se aplicam a quaisquer tipos de financiamento, inclusive FIES. Desconto não cumulativo com outras promoções.

O Curso de Turismo da UniSãoJosé é oferecido na parte noturna, com duração de 03 anos (06 semestres), tendo como objetivo proporcionar uma formação qualificada ao futuro bacharel, habilitando-o nas áreas de planejamento e gestão, organização e supervisão de atividades específicas e/ou afins na área de turismo. Busca-se também formar profissionais de sólida base teórica e tecnológica que lhes permita atuarem com competência para interferirem no crescimento e difusão do fenômeno turístico, voltado para a utilização adequada dos recursos naturais e culturais, capazes de dar às potencialidades turísticas, uma dinâmica que favoreça o bem-estar socioeconômico da população, além de uma influência cultural e econômica positiva nos locais turísticos e empresas públicas oficiais.

Assim, o Curso de Turismo do Centro Universitário São José visa preparar o estudante para atuar no mercado de trabalho, como, gestores, consultores e planejadores em diversas áreas da atividade, tais como: meios de hospedagem, agência e operadora de viagens, produtoras de evento, órgãos públicos, dentre outros.

De caráter inovador, o curso é focado nas demandas atuais e futuras do mercado, tendo como base as novas necessidades sociais e o olhar sustentável da atividade.

Certificação Intermediária

Focando na inserção do discente no mercado de trabalho, é oferecido ao estudante 3 certificados intermediários durante a sua graduação:

• Certificação Intermediária I: Analista de Turismo

• Certificação Intermediária II: Gestor de Produtos Turísticos

• Certificação Intermediária III: Especialista em Marketing e Comercialização do Produto turístico.

Assim, a cada dois períodos concluídos, o estudante recebe uma certificação intermediária que lhe confere uma certidão de suas competências e habilidades adquiridas nos períodos. Esta certificação intermediária de qualificação profissional possibilita a aceleração da sua inserção no mercado de trabalho, antes mesmo de concluir o curso. Após o término dos seis períodos estudante receberá o diploma de conclusão de curso.

As Visitas e Viagens Técnicas

O curso proporciona não só conhecimento teórico, como também habilidades e competências para o futuro profissional através de atividades práticas de visitas e viagens técnicas. Estas buscam apresentar ao acadêmico, o universo profissional, proporcionando uma formação mais ampla, sendo acompanhadas por professores profundamente capacitados.

Vinculada à viagem técnica, os estudantes, através das disciplinas de Viagens Técnicas, observam e investigam a evolução do turismo nos destinos selecionados. Nessas viagens ocorrem palestras, oficinas, onde os discentes participam de discussões com membros da comunidade e empresariado local.

Dentro desse cenário, são proporcionadas também ao estudante, novas abordagens de conhecimento, através de metodologias ativas e dinâmicas extramuros das disciplinas oferecidas.

Corpo Docente

Corpo Docente formado por especialistas, mestres e doutores com forte experiência profissional;

Convênios e estágios

Convênios e estágio com diversas organizações do trade turístico através do PIT (Programa de Integração ao Trabalho).

È oferecido ao estudante oficinas e cursos de extensão em renomadas empresas de turismo, através de visitas técnicas acompanhadas por professores.

Monitoria, Iniciação à Pesquisa e Laboratório de Turismo (Labtur)

O curso oferece prático ao discente, bolsas de monitoria e Iniciação à Pesquisa na área, com possibilidade de desconto de até 50%; Esses projetos estão vinculados ao Laboratório de Turismo (LABTUR) e às viagens técnicas. Assim, o estudante pode colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sendo orientado por um professor.

Laboratório de Turismo (LABTUR)

O LABTUR consiste em ser um laboratório onde se poderá discutir e por em prática o conhecimento apreendido em sala de aula, visando a troca de experiências entre estudantes e residentes da Zona Oeste, contribuindo com a qualidade de vida por meio do lazer e turismo. Assim, o Labtur é um espaço multifuncional que tem como objetivo tornar-se um centro de referência para estudos sobre o turismo na Zona Oeste do Rio de Janeiro, atuando nas vertentes de pesquisas relacionadas às disciplinas ministradas no Curso tais como: agenciamento, marketing, planejamento e gestão de eventos, planejamento de atividades e roteiros de lazer, contribuindo assim, para ascensão da qualidade de vida dos moradores locais através da emergência do lazer e do turismo local.

O discente pode aprofundar seus conhecimentos, se inscrevendo em projetos como: Fábrica de Eventos, Turismo em Ação, Lazer na Terceira Idade e Viagens Técnicas.

Infraestrutura

Nosso espaço possui ótima infraestrutura, com salas com ar condicionado e recurso multimídia, quadro branco, gerador, biblioteca, laboratório de informática, Laboratório de Turismo, quadra aberta e fechada, piscina, dentre outros. A acessibilidade é facilitada através de piso tátil, elevadores em todos os blocos e etc.

Simulados de Avaliação de Desempenho do Aluno

Visando a inserção do estudante no mercado de trabalho, concursos públicose processos seletivos, os estudantes realizam simulados ao longo do semestre, projeto intitulado como “Simulados de Avaliação de Desempenho do Aluno”. O projeto tem como objetivo, aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Conselho de Turismo

O curso, representado pelo vice-reitor Charbel Zaib e a coordenação do curso, Marlen Ramalho, participa do Conselho de Instituições de Ensino e Pesquisa- Academia Setur-RJ. O conselho está vinculado à Secretaria Estadual de Turismo e tem como um dos seus objetivos contribuir para o desenvolvimento da atividade turística no estado do Rio de Janeiro.

banner_580px_zaib

banner

banner_viagem_tecnica

banner_acontece_na_fsj

ATOS LEGAIS

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO

REGIMENTO

BIBLIOGRAFIAS TOMBADAS

CORPO DOCENTE

PLANILHA DE VALORES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE EMPRESA JÚNIOR

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES // NAC

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO // TCC

RESULTADOS AVALIAÇÕES MEC

DESCRIÇÃO BIBLIOTECA

MANUAL DO PROFESSOR FSJ

selo_fies

PROFª. MSc MARLEN MARIA CABRAL RAMALHO

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo pela UFRRJ. Possui relevante experiência em consultoria e no mercado turístico e em tutora presencial do Consórcio CEDERJ/UFRRJ. Atuou como coordenadora de campo do Parque Estadual da Serra da Concórdia através do Projeto “Fortalecimento e Implantação da Gestão do Uso Público para o Incremento da Visitação nos Parque Estaduais do Rio de Janeiro” (INEA).

Currículo Lattes >http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4299207P0

coord_tur@saojose.br

 

 

 

 

 

 

 

O mercado de turismo é bastante amplo, de forma que através do conhecimento teórico e prático proporcionado em programas de iniciação a pesquisa, monitoria, visitas e viagens técnicas, o estudante se torna capaz de atuar nas seguintes atividades:

·      Agências de viagens;

·      Hospedagem; transportes;

·      Gastronomia;

·      Eventos em geral e entretenimentos;

·      Empresas de cruzeiros marítimos;

·      Operadoras de turismo;

·      Órgãos oficiais

·      Atrativos turísticos;

·      Parques ecológicos;

·      Consultorias de turismo;

·      Companhias aéreas; 

·      Aeroportos;

·      Empresas de Marketing aplicado ao turismo;

·      E-commerce, organizações e empresas públicas ou privadas voltadas para a programação de softwares e aplicação de novas tecnologias na área de Turismo;

·      Empresas de desenvolvimento de sites e home pages focados no Turismo.


ou

FALE CONOSCO

Desconto para transferidos
Descontos de até 50%