Se preferir, preencha o formulário abaixo. O setor responsável entrará em contato

 

X
O campo "Matrícula" deverá ser preenchido com pontos e traços.
X

Entrevista: Profª Drª Rita Borges – Pedagogia na FSJ

Confira nesta entrevista com a Profª. Drª Rita Borges, Coordenadora dos cursos de Pedagogia (Graduação e Pós-graduação), os diferenciais do curso, a infraestrutura disponível para os alunos e quais as contribuições do curso para a comunidade.

 

Profª Rita Borges, porque estudar Pedagogia nas Faculdades São José?

Nosso curso possui uma matriz curricular inovadora, contemporânea, dinâmica e articulada de acordo com as demandas de desenvolvimento científico, tecnológico e do mercado de trabalho. O curso conquistou por duas vezes, em 2011 e 2014, Conceito 4 no ENADE – Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes e CPC – Conceito Preliminar nos Cursos.

 

Como você descreve a infraestrutura acadêmica e administrativa para o curso de Pedagogia?

O curso de Pedagogia das Faculdades São José possui professores mestres e doutores com experiência, competência e dedicação, além de colaboradores que sempre estão prontos a atender os alunos. O curso oferece, também:
• Apoio Psicopedagógico: Núcleo de Atendimento ao Educando;
• Bolsas de estudo institucionais;
• Bolsas de convênios;
• Programas de monitoria e iniciação científica;
• Programas governamentais (Fies e Prouni), entre outros;
• Laboratórios especializados: Brinquedoteca, Laboratório de Informática e Laboratório de Ciências;
• Biblioteca com acervo físico e virtual;
• Acessibilidade;
• Periódicos do curso

“Chegamos ao ponto em que temos de educar as pessoas naquilo que ninguém sabia ontem, e prepará-las para aquilo que ninguém sabe ainda o que é, mas que alguns terão que saber amanhã”.

 

Como a Pedagogia é concebida nas Faculdades São José?

A pedagogia constitui-se como um campo de investigação específico, cuja fonte é a própria prática educativa e os aportes teóricos providos pelas demais ciências da educação e cuja tarefa é a compreensão, global e intencionalmente dirigida, dos problemas educativos.  ( LIBÂNEO, 2001, p. 118)
O Pedagogo formado no curso de Pedagogia das Faculdades São José utiliza a Pesquisa e a atitude investigativa como aliadas a prática pedagógica e da produção de novos conhecimentos e novas tecnologias educacionais.

 

Qual a contribuição do curso para a comunidade da Zona Oeste e município como um todo?

Temos como princípios melhorar a educação, melhorar o desempenho individual, a remuneração e a qualidade de vida. Implementando esses princípios, conseguiremos reduzir os níveis de pobreza e desigualdades sociais, promovendo o desenvolvimento econômico.

 

Quais são os pressupostos da ação de ensinagem no curso?

Resumidamente, tais pressupostos são:
• O diálogo será tomado como eixo central desta dinâmica;
• O Estudante é o protagonista deste processo;
• Docente e Discentes buscam a concretização da aprendizagem;
• Interdisciplinaridade;
• O aluno se insere no seu contexto singular, ou seja, inserido em uma realidade social e política determinada.

 

Profª Rita Borges, como o  seu curso de pedagogia observa a questão da educação inclusiva?

A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade. Nosso curso de Pedagogia trabalhamos a inclusão com novos posicionamentos que implicam num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais, para que o ensino se modernize e os professores se aperfeiçoem, adequando as ações pedagógicas à diversidade dos aprendizes. Pensar e trabalhar com nossos acadêmicos do curso o entendimento de que a escola inclusiva é pensar uma escola justa e democrática, que inclua a todos, sem discriminação, e a cada um, com suas diferenças, independentemente de sexo, idade, religião, origem étnica, raça, deficiência.

 


Para finalizar nossa entrevista, resuma sua trajetória nas Faculdades São José e sua formação acadêmica.

Iniciei minhas atividades nas Faculdades São José em julho de 2009, com a função de Assessora de Legislação e Projetos Educacionais e no decorrer dos anos também  está sob a minha responsabilidade a  Coordenação Geral  de EaD (Ensino a Distância), Coordenação do Curso de Pedagogia e da Pós Graduação em Educação, ou seja respondo pela Escola de Educação das Faculdades São José. Sou muito grata por atuar de forma estratégica na Escola de Educação visando uma formação sólida de nossos alunos.