CLÍNICA-ESCOLA DE FISIOTERAPIA

A Clínica-Escola é uma unidade de apoio ao ensino e às atividades de extensão e de Pesquisa do curso de Fisioterapia da UniSãoJosé e parte integrante do seu Projeto Didático-Pedagógico, autorizado pelo MEC através da portaria 173 publicado em Diário Oficial em 07/03/2008. O projeto pedagógico do curso de Fisioterapia inclui o aluno na prática da clínica desde o primeiro ano de curso através de estágio de observações.

MISSÃO

A Clínica-Escola, no propósito de caminhar dentro dos conceitos da missão Institucional, busca contribuir para o desenvolvimento econômico e social local e regional, garantindo a formação de cidadãos e de profissionais inovadores, empreendedores, socialmente responsáveis e éticos, preocupados com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, no exercício das suas habilidades e competências profissionais e pessoais.

OBJETIVOS PRINCIPAIS

 • Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias à sua formação profissional, através da experiência no contexto de atividades de pesquisa e extensão, observação, avaliação, atendimento com Prática supervisionada.

• Todo este processo de aprendizagem deverá ocorrer dentro de uma discussão acadêmica interdisciplinar.

• A Clínica-Escola visa prestar atendimento fisioterapêutico à comunidade carente e à população em geral da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente em torno da Instituição.

No curso de Fisioterapia da UniSãoJosé, os alunos aprendem na prática e desenvolvem projetos científicos pioneiros, utilizando modernas técnicas, criatividade e muita dedicação para potencializar o tratamento dos pacientes da Clínica Escola de Fisioterapia.

Projeto Envelhecimento Saudável

Com mais de 80 pacientes, o Projeto Envelhecimento Saudável, voltado para a Terceira Idade, usa a Hidrocinese terapia para desenvolver a flexibilidade, coordenação motora, e outras valências físicas.

Esse projeto já teve trabalhos publicados e já foi apresentado em eventos como o Congresso Brasileiro de Hipertensão.

Gostou? Então venha estudar com a gente!

Terapia do Espelho

Um tratamento simples e de eficácia comprovada para os pacientes que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) e ficaram com uma das mãos paralisadas, a terapia do espelho engana o cérebro e acelera a retomada dos movimentos. Com essa terapia, é possível avaliar o ganho de função motora e aprendizagem da mão nos pacientes pós-AVC.

Realidade Virtual

Com a utilização de videogames que proporcionem uma experiência de realidade virtual, nossos alunos contribuem para a reabilitação fisioterapêutica nos distúrbios neurológicos dos casos clínicos presente da Clínica Escola das FSJ. Através dessa técnica, é possível analisar , avaliar e constatar o uso da reabilitação terapêutica com realidade virtual.

Plataforma Vibratória

Com o uso da plataforma vibratória em pacientes com disfunções neurológicas, é possível melhorar o seu equilíbrio corporal. A vibração é reproduzida no sistema músculo-esquelético, gerando contrações musculares rápidas e curtas que simulam tendão, sendo benéfico para patologias de paralisia cerebral, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral (AVC) e doença de Parkinson.